quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


E.2 Lei de Coulomb

Exercícios de fixação

1)     Calcule a força de interação entre duas cargas elétricas puntiformes de valores Q1 = 3,0 x 10-5 C e Q2 = -8,0 x 10-5C, sabendo que a distância entre elas é de 2,0 cm. As cargas estão no ar e a constante eletrostática do vácuo igual a 9 x 109 N m2 / C 2
2)    Calcule  a força entre duas cargas puntiformes Q1 = 1,0 x 10-6 C e Q2 = 1,6 x 10-6C,            distantes 0,02m entre si no vácuo. Sendo a constante eletrostática do vácuo igual a
      9 x 109 N m2 / C2
3) Duas cargas iguais repelem-se no vácuo com força de 9 x 103 N de intensidade. A distância entre elas é de 1cm. Calcule o valor de cada carga.
4)  Calcule a força de repulsão entre duas cargas elétricas de 1C, distantes 1m entre si, no vácuo.
5)   Duas cargas  puntiformes, Q1 = 5 x10-6 C e Q2 = - 4x 10-6C, no vácuo, estão separadas por uma distância de 0,3 m Determine a força elétrica entre elas. Dado constante eletrostática do vácuo igual a 9 x 109 N m2 / C2
6)   A intensidade da força entre duas cargas elétricas puntiformes iguais, situadas no vácuo a uma distância de 2m  uma da outra, é de  202,5 N. Qual o valor das cargas?
7)     Duas cargas elétricas puntiformes de Q1 = 5 x 10-5 C e Q2 = 0,3  x 10-6C, no vácuo, estão separadas por uma distância de 5 cm. Calcule a intensidade da força de repulsão entre elas.
8)  As cargas Q1 = 2m C e Q2 = 4m C e Q3 = 5mC estão situadas no vácuo. Determine a intensidade da força resultante que age sobre as cargas F12 e F13 sendo d 1-2 = 0,2 m e d 1-3 = 0,3 m.
9)    Duas cargas elétricas puntiformes de Q1 = 6 x 10-9 C e Q2 = -2  x 10-8C, no vácuo, estão separadas por uma distância de 100cm. Calcule a intensidade da força de repulsão entre elas.
10) Duas cargas, com carga Q , no vácuo, separadas de uma distância d interagem com uma força de intensidade F. Se a distância for duplicada, qual será a relação entre a nova intensidade F’ e a anterior F?

Questões  de Vestibulares:

1) (UEL -PR) Duas cargas Q1 = 6 X 10-6 C e Q2 = 4 X 10-6C estão separadas por uma distância de 1 m, no vácuo. Sendo a constante eletrostática do vácuo igual a 9 X 109 N m2 / C 2 , podemos afirmar que o módulo da força  de repulsão entre essas cargas, em newtons, é de aproximadamente:
2)     (UMC- SP) No vácuo, encontram-se duas partículas de cargas iguais, distanciadas 1 Km, que sofrem uma repulsão de 9000N. Nessa condições, qual é a carga contida em cada uma das partículas?
 3)  (EFOA  Alfenas  - MG) Duas cargas elétricas positivas, de 10-10C cada, são colocadas
      a uma distância de 10-5  m. Calcule a intensidade da força de repulsão que aparece
      entre  elas Ko = 9 x 109 N. m2 /C2
4)  ( FMU -SP)  A distância entre  duas  cargas elétricas fixas é d, sendo a força de
       atração entre elas igual a F. Calcule a distância entre as cargas para que a força entre
       elas aumente para 2F?
5) ( Mack - SP) Duas cargas elétricas puntiformes distam  20 cm uma da outra. alterando essa  distância, a intensidade da força de interação eletrostática entre as cargas fica 4 vezes menor. A nova distância entre  elas é:
6)     (UEL -PR) duas cargas iguais, de 2 x 10-6 C, se repelem no vácuo com força de 0,1 N.   Sabendo que a constante elétrica no vácuo é de  9 x 109  N m2 / C2 , a distância entre as cargas, em metros, é de:

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

  Sugestão de leituras:

  • Einstein e o Universo Relativistico - José Claúdio Reis e outros - Ed Atual
  • Bohr e a interpretação quântica da natureza - Andreia Guerra e outros - Ed Atual
  • Aerodescobertas - Explorando novas possibilidades - Eduardo Campos Valadares e outros - Fundação Ciencia Jovem.
  • Física mais que divertida - Eduardo Campos Valadares  - Ed UFMG.
  • Série Atlas Visuais - O Universo - Ed Ática.
  • Série Atlas Visuais - Física - Ed Ática. 







sábado, 25 de fevereiro de 2012



Sugestão de  Vídeos para o Ensino Médio


o   O dia depois de amanhã -   Abordagem: Aquecimento global – apesar de ser um filme ficção.
o   Uma Verdade Inconveniente  - Abordagem : Aquecimento global  - documentário apresentado por Al Gore – Excelente para familiarizar com o  tema.
o   Ponto de mutação- Aboradgem: física moderna x física clássica – ideal para o 3º ano do ensino médio e pós graduação.
o   Pro dia nascer feliz – Aboradgem: A realidade das escolas brasileiras – ideal para inicio de atividades docentes e discentes.
o   Uma onda no ar – Abordagem:  A realidade da população marginalizada das favelas- ideal para turma de EJA e projetos sociais.
o Ela dança , eu danço – Abordagem: A reinserção do menor infrator no mundo do trabalho e da escola- ideal para jovens adolescentes, alunos do EJA e em projetos sociais.
 oA mentira - Aborda a dificuldade de um adulto em aprender a ler e vencer os desafios do mercado de trabalho.  Ideal para alunos do EJA.
 
Um abraço Marcos

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Oficinas  Pedagógicas de  Matemática

Marcos Faria dos Santos

Por que oficinas?
Vincula  a realidade do sujeito, aos saberes adquiridos nesse processo.
As Oficinas  - temas

  • Números Inteiros
  • A Geometria na Música
  • A descoberta de um problema
  • Criando um problema
  • A álgebra e a geometria juntas
  • Dominando as frações
  • O maior divisor comum
  • Descobrindo o número
  • Teorema de Pitágoras
  • Números Primos
  • Proporcionalidade
  • Cálculo mental
  Exemplo de uma oficina:
De que estamos falando?


“Um jornal é melhor que uma revista. Um cume ou 
encosta é melhor que uma rua. No início parece que
é melhor correr do que andar. É preciso 
experimentar várias vezes. Prega várias peças, mas 
é fácil aprender. Mesmo as crianças podem acha-lo 
divertido. Uma vez com sucesso, as complicações 
são minimizadas. Os pássaros raramente se
 aproximam. Muitas pessoas, as vezes fazem-no ao
mesmo tempo, contudo isso pode causar 
problemas. É preciso muito espaço. É necessário
 ter cuidado com a chuva, pois destrói tudo. Se não 
houver complicações, pode ser muito agradável.
 Uma pedra pode servir de âncora.Se alguma coisa 
se partir, perdemo-ló e não termos uma segunda 
chance.”
  Qual é a resposta?

?
 Papagaio ou Pipa
 
Pintou, dúvida!     
Então releia cada frase do texto e veja que a palavra, papagaio ou pipa responde a cada frase do texto.

De que estamos tratando  nessa oficina? 
De um PROBLEMA. Problemas acontecem todos dos dias de diversas maneiras e não são uma exclusividade da Matemática,mas ela anos ajuda a resolvê-los, pense nisso!!

O professor Marcos Faria dos Santos se encontra a disposição de você e da sua escola, neste site  para uma demonstração dessas oficinas.   
 Um abraço Marcos

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


Conceitos de Física e Ramos da Física

Conceitos:

“Ciência das coisas naturais ( do grego physiké ); seu objetivo é o estabelecimento de leis que regem os fenômenos da natureza, estudando as propriedades da  matéria  e da energia.” ( Fuke, 1995)

“O vocábulo física provém do grego physiké, que quer dizer natureza. Portanto no sentido amplo, a Física deveria ocupar-se de todos os fenômenos naturais. Atualmente, porém, o estudo da natureza é feito por diversos campos de pesquisa nos quais entram a Química, a Geologia , a Biologia , a Física etc.” ( Bonjorno,1999)

“A Física é um conhecimento que permite elaborar modelos de evolução cósmica, investigar os mistérios do mundo submiscroscópio, das partículas que compõem a matéria, ao mesmo tempo que permite desenvolver novas fontes de energia e criar novos materiais, produtos e tecnologias” (PCN - Ensino Médio, MEC, 1999)

Ramos da Física:

a)     Mecânica:  estuda os movimentos, relacionando três grandezas fundamentais: comprimento, tempo e massa; está subdividida  em Cinemática, Dinâmica, Estática, Gravitação e Hidrostática.

b)     Calor: estuda os fenômenos térmicos, introduzindo uma outra grandeza fundamental: a temperatura. Suas subdivisões são: Termometria, Calorimetria, Termodinâmica, Estudo dos Gases e Estudo das Dilatações Térmicas.

c)     Ondulatória: estuda os fenômenos envolvendo ondas. A acústica faz parte deste segmento

d)    Óptica:  estuda os fenômenos luminosos, sendo dividida em Óptica Geométrica e Óptica Física.

e)     Eletricidade: estuda  os fenômenos elétricos, fundamentados  nas propriedades das cargas elétricas; é subdividida em Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo

f)      Física Moderna:  estuda a estrutura  do átomo, a radioatividade, a teoria da radioatividade etc. Também podemos dividir a Física em Clássica ( antes de 1900)  e Moderna ( após 1900).


domingo, 19 de fevereiro de 2012


Sites relacionados a experiências de  Física:

www.almanaquedoadolescente.com.br/.../experimentos-virtuais-e-a-fi...
www.pontociencia.org.br
www.fisica.net
www.fisica-interessante.com/experimentos-de-fisica.html
www.adorofisica.com.br/comprove/termologia/com_termologia.html
www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=elqv
www.oocities.org/mlnascimento/onde.html
www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/rbef_1pp.htm
 www.fc.unesp.br/experimentosdefisica
 www.cienciatube.blogspot.com
 www.sofisica.com.br
www.fc.unesp.br/experimentosdefisica
www. escolanet.com.br
www.navegandonaweb.com/experiencias-de-fisica-simples/
www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s06.html
www.feiradeciencias.com.br/
www.leduc.com.br/gratis/docs/livro_fisica.pdf
www. mec.gov.br


sábado, 18 de fevereiro de 2012

 

E.1  Notação Científica e Potência de dez

Exercícios de Fixação:


1)     Escreva os números abaixo em potência de dez.
a)      31300 m                         b) 210 m                      c) 0,40 m                d) 0,00040 m
e) 1200cm                            f) 45 cm                        g) 43,5 Kg              h) 73.000 dm
 i)  84,43 dam                       j) 0,008 Kg                   k) 0,54 s                 l) 0,00008 m
 m) 0,000000204 Km         n) 0,0004 Cm               o) 0,003 m              p) 345 m
 

2)     Calcule as potências:

a) 104                        b) 107                   c) 1012                          d) 10-2
e) 10-5                       f) 100                    g) 10-4                           h) 10-11                                            

3)     Escreva em notação científica:

a)     42 000 000                           b) 458 000 000 000                  c) 0,00005
      d)   0,0000000015                      e) 0,0023                                   f) 0,0000845  

4)     Escreva em notação científica os números que aparecem nos textos:

a)     A distância do planeta Netuno até o Sol é de, aproximadamente,
4 500 000 000 Km ...............................................

b)     A distância aproximada entre a Terra e o Sol é de 150 000 000 km...................

c)     A velocidade média do crescimento de um fio de cabelo é de, aproximadamente,  0,000000003 m/s..............................................

d)     A massa das bactérias é, em média, 0,000005 grama..........................................

5) Escreva, em notação  científica, os seguintes números:
a)  157 000;           b) 0,000 003 8;                c) 0,000 043 8;                d) 557 000;

6) Escreva, em notação  científica, os seguintes números:
     
    a) 0,008 x 10-2              b) 290 x 106             c)  1050 x 106 ;               d) 0,081 x 10-2









7)  Efetue:
a)     9 x10-3  + 4 x 10-3  =                            
b)     17 x 10-7 + 12 x 10-3  =
c)     3 x 10-3  + 8 x 10-6  =
d)    15 x 10-3  - 10x 10-5  =
e)     3 x 10-2  - 5x 10-3  =
f)      5 x 105 *  2 x 103  =
g)     2 x 107 * 5 x 10-3  =
h)     5 x 10-4  * 3 x 10-5  =
i)       5 x 105 *5 x 105  =
j)       3,2 x 103 / 2 x 105  =
k)     16 x 108/ 8x 10-2  =
l)       12 x 10-4 / 4 x 10-5 =
m)    (0,0007 *  10 x 105) / 5x 10-3 =
n)     (0,000005 *  4 x 103) / 5x 10-5 =
o)     (0,000002 *  2,4 x 108) / 4,8 x 10-5=
p)     4 x 102  * 2 x 103  * 2 x105 =
     q)   2 x 109  * 2 x 103  * 2 x10-7=
      r)   9 x 109 (3 x 10-6 *6 x 10-6  )/ ( 0,01)2  =
s) ( 0,00000000012) * (3 x 10-3 *5 x 10-5  )/ ( 0,02) 2  =

8)  Realize as operações abaixo:
a)     108  x  103  =
b)     10-8  x  103  =
c)     10-8  x  10-3  =
d)    108  /  103  =
e)     10-8  /  10-3  =
f)      ( 105 ) 3 =

9)     Problema:
a)      A distância da Lua à Terra é de 3,84 x 105km. Quanto tempo leva a “luz lunar” para chegar da Lua à Terra, sendo a velocidade da luz, no vácuo, de 3,0 x 105 km/s?




Questões de vestibulares:

1)     (Fuvest - SP) Os chamados “buracos negros”, de elevada densidade, seriam regiões do Universo capazes de absorver matéria, que passaria a ter  a densidade desses buracos. Se a Terra, com massa da ordem de 1027 g fosse absorvida por um “buraco negro” de densidade  igual a 1024 g/cm3,ocuparia um volume  comparável a:
2)     (UFMG) O resultado da soma ( 0,000371 x 104 + 18 x 10-2 ) será de:
3)     (UFPI) A nossa galáxia,  a Via Láctea, contém cerca de 400 bilhões de estrelas. suponha que 0,05% dessas estrelas possuam um sistema planetário onde exista um planeta semelhante à Terra. O número de planetas semelhantes a Terra, na Via Láctea, é: 




Os prefixos  que acompanham as unidades de medidas:

Nome do prefixo
Símbolo do prefixo
Potência de 10 que o prefixo significa
Significado do prefixo
 na forma decimal
giga
G
109
1 000 000 000 ( bilhão)
mega
M
106
1 000 000 (milhão)
quilo
k
103
1 000 (mil)
hecto
h
102
100 (cem)
deca
da
101
10 ( dez)
deci
d
10-1
0,1 ( décimo)
centi
c
10-2
0,01 ( centi)
mili
m
10-3
0,001 (milésimo)
micro
m
10-6
0,000001 ( milionésimo)
nano
n
10-9
0,000000001 (bilionésimo)
pico
p
10-12
0,000000000001 (trilionésimo)






Apresentação

Este é o novo canal de comunicação entre o professor  Marcos Faria dos Santos e seus alunos. Por isso vamos tirar vantagem, desse novo instrumento para melhorarmos cada vez mais as nossas aulas. Um abraço Marcos.

Um convite especial aos meus alunos e alunas da Escola Estadual "Maurício Murgel" , que agora  utilizem esse blog para melhorar os seus estudos, e façam sempre comentários e sugestões sobre esse blog. É importante a sua participação. Um abraço Marcos