sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Conceitos de Física

Conceitos de Física e Ramos da Física

Conceitos:

“Ciência das coisas naturais ( do grego physiké ); seu objetivo é o estabelecimento de leis que regem os fenômenos da natureza, estudando as propriedades da  matéria  e da energia.” ( Fuke, 1995)

“O vocábulo física provém do grego physiké, que quer dizer natureza. Portanto no sentido amplo, a Física deveria ocupar-se de todos os fenômenos naturais. Atualmente, porém, o estudo da natureza é feito por diversos campos de pesquisa nos quais entram a Química, a Geologia , a Biologia , a Física etc.” ( Bonjorno,1999)

“A Física é um conhecimento que permite elaborar modelos de evolução cósmica, investigar os mistérios do mundo submiscroscópio, das partículas que compõem a matéria, ao mesmo tempo que permite desenvolver novas fontes de energia e criar novos materiais, produtos e tecnologias” (PCN - Ensino Médio, MEC, 1999)

Ramos da Física:

a)     Mecânica:  estuda os movimentos, relacionando três grandezas fundamentais: comprimento, tempo e massa; está subdividida  em Cinemática, Dinâmica, Estática, Gravitação e Hidrostática.

b)     Calor: estuda os fenômenos térmicos, introduzindo uma outra grandeza fundamental: a temperatura. Suas subdivisões são: Termometria, Calorimetria, Termodinâmica, Estudo dos Gases e Estudo das Dilatações Térmicas.

c)     Ondulatória: estuda os fenômenos envolvendo ondas. A acústica faz parte deste segmento

d)    Óptica:  estuda os fenômenos luminosos, sendo dividida em Óptica Geométrica e Óptica Física.

e)     Eletricidade: estuda  os fenômenos elétricos, fundamentados  nas propriedades das cargas elétricas; é subdividida em Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo

f)      Física Moderna:  estuda a estrutura  do átomo, a radioatividade, a teoria da radioatividade etc. Também podemos dividir a Física em Clássica ( antes de 1900)  e Moderna ( após 1900).