terça-feira, 24 de julho de 2012


E8. Força Eletromotriz

Exercícios de Fixação

1)     Uma pilha tem fem igual a 1,5V e resistência interna a 0,1W. Se ela for ligada a uma lâmpada de resistência igual a 0,4W, qual será a ddp entre seus terminais?
2)     A partida de um automóvel é acionada durante 5 s, e nesse intervalo de tempo a corrente que circula pela bateria tem intensidade 200 A .Quanto tempo a bateria leva para se recuperar da descarga, se nesse processo a corrente elétrica tem intensidade 20 A? (sugestão definição de corrente elétrica)
3)     Um gerador, de fem 100V e resistência e resistência 2W , alimenta um resistor de resistência R. Sabendo que a ddp entre os terminais do gerador é de 80 V, calcule:
a)     a intensidade de corrente no circuito;
b)     o valor de R

Questões  de vestibulares

1)     (UFV -MG) No circuito da figura a potência dissipada por efeito joule entre os pontos A e B do circuito é, em watts, igual a:









2)     ( Mack - SP) Um sistema de 5 baterias iguais, em série alimenta um resistor de 10W  com uma corrente de 5 A, ou um resistor de 28W  com 2  A . Qual a fem e a resistência interna de cada bateria?
3)     (Fatec - SP) Um rádio utiliza 4 pilhas de 1,5 V e resistência interna de 0,5 W   cada uma. Considerando que as pilhas estão associadas em série, a fem e a resistência equivalente são respectivamente:
4)     (UFRGS) O circuito esquematiza três pilhas de 1,5V cada uma ligada em série às lâmpadas L1 e L2. A resistência elétrica de cada uma das lâmpadas é de 15W. Desprezando-se a resistência interna das pilhas, qual a corrente elétrica que passa na lâmpada L1?