quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Oficinas  Pedagógicas de  Matemática

Marcos Faria dos Santos

Por que oficinas?
Vincula  a realidade do sujeito, aos saberes adquiridos nesse processo.
As Oficinas  - temas

  • Números Inteiros
  • A Geometria na Música
  • A descoberta de um problema
  • Criando um problema
  • A álgebra e a geometria juntas
  • Dominando as frações
  • O maior divisor comum
  • Descobrindo o número
  • Teorema de Pitágoras
  • Números Primos
  • Proporcionalidade
  • Cálculo mental
  Exemplo de uma oficina:
De que estamos falando?


“Um jornal é melhor que uma revista. Um cume ou 
encosta é melhor que uma rua. No início parece que
é melhor correr do que andar. É preciso 
experimentar várias vezes. Prega várias peças, mas 
é fácil aprender. Mesmo as crianças podem acha-lo 
divertido. Uma vez com sucesso, as complicações 
são minimizadas. Os pássaros raramente se
 aproximam. Muitas pessoas, as vezes fazem-no ao
mesmo tempo, contudo isso pode causar 
problemas. É preciso muito espaço. É necessário
 ter cuidado com a chuva, pois destrói tudo. Se não 
houver complicações, pode ser muito agradável.
 Uma pedra pode servir de âncora.Se alguma coisa 
se partir, perdemo-ló e não termos uma segunda 
chance.”
  Qual é a resposta?

?
 Papagaio ou Pipa
 
Pintou, dúvida!     
Então releia cada frase do texto e veja que a palavra, papagaio ou pipa responde a cada frase do texto.

De que estamos tratando  nessa oficina? 
De um PROBLEMA. Problemas acontecem todos dos dias de diversas maneiras e não são uma exclusividade da Matemática,mas ela anos ajuda a resolvê-los, pense nisso!!

O professor Marcos Faria dos Santos se encontra a disposição de você e da sua escola, neste site  para uma demonstração dessas oficinas.   
 Um abraço Marcos